quarta-feira, 13 de abril de 2011

Preso PM Souza e "Deco", vereador acusado de chefiar milícia no RJ


Preso vereador acusado de chefiar milícia em Jacarepaguá

RIO, 13 de abril de 2011 - O vereador Luiz André Ferreira da Silva (PR), o Deco, foi preso na manhã desta quarta-feira durante a Operação Blecaute, uma ação conjunta da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público estadual. O vereador é acusado de chefiar um grupo paramilitar que planejou matar a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, então titular da 28ª DP (Campinho), e o deputado estadual Marcelo Freixo, que presidiu a CPI das Milícias. Deco também é conhecido como o Iluminado. 

 
A delegada Martha Rocha confirmou que o Disque Denúncia recebeu três denúncias em 2007 de um possível atentado que ela sofreria por parte de milicianos, quando era titular da 28ª DP. Uma delas informava inclusive a placa do carro da delegada. A delegada, contudo, não ligou as denúncias ao grupo detido com o vereador Deco. 

- Neste momento, eu não posso dizer se as pessoas detidas estão entre aquelas elencadas pelo Disque-Denúncia. 

Ao todo, treze pessoas tiveram as prisões decretadas, entre elas ex-militares e guardas municipais. Além do vereador, a polícia já prendeu outras duas pessoas: Edilberto Gomes Alves, o Bequinho, e Arilson Barreto das Neves, o Cabeção, presidente da associação de moradores do conjunto do Ipase, na Praça Seca.
 
 
 
Os policiais apreenderam um cofre, cordões, pulseiras e peças de ouro, além de mais de R$ 60 mil em espécie, na casa do miliciano Hélio Albino Filho, o Lica ou PM Souza, em Jacarepaguá. Ele é o segundo na hierarquia da milícia. Apesar do apelido, não é policial. 

O grupo paramilitar chefiado pelo vereador é conhecido por ameaçar, torturar, matar e desaparecer com os corpos de suas vítimas, moradores das comunidades do Bateau Mouche, Chacrinha, São José, Campinho e Fubá. Eles atuariam em pelo menos treze comunidades na Zona Oeste. Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em diversos pontos da cidade. 

A milícia comandada por Deco dominava ainda duas associações de moradores: uma na comunidade da Chacrinha, na Praça Seca, e outra no conjunto do Ipase, cujo presidente já está preso. A líder da associação da Chacrinha é Maria Ivonete Santana Madureira, que está sendo procurada. 

O grupo cobra 'taxa' mensal dos moradores, acrescentando que aqueles que os desafiam sofrem represálias e são expulsos de suas residências. Os milicianos estariam ainda tomando posse de vários terrenos que pertencem à prefeitura e estão sendo loteados e vendidos. 

Por ser vereador, Deco teve a denúncia assinada pelo procurador-geral de Justiça Cláudio Lopes e pelo subprocurador de Atribuição Originária Institucional e Judicial Antonio José Campos Moreira.Todas as medidas foram deferidas pela Seção Criminal do Tribunal de Justiça. 

A operação está sendo realizada com apoio da Subsecretaria de Inteligência, da Subprocuradoria-Geral de Justiça e do Gaeco, do Ministério Público, e da Corregedoria Geral Unificada. Cerca de 80 pessoas participam da operação.

Os procurados pela Operação Blecaute:




Fonte O Globo.
Foto O Globo

Nenhum comentário: