quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ex-policial militar suspeito de integrar milícia é executado na Zona Oeste



Ex-policial militar suspeito de integrar milícia é executado na Zona Oeste

Rio de Janeiro, 9 fev 2011 - Um ex-policial militar, suspeito de integrar um grupo de milicianos da Zona Oeste do Rio, morreu após ser baleado em Magalhaes Bastos. De acordo com a polícia, Alexander Dantas de Melo Alves, o Dantas, estava saindo de casa, na Rua Major Parente, com sua mulher, Renata Tavares dos Santos, quando pelo menos dois homens em um carro passaram atirando.

O ex-policial morreu no local. A mulher dele ficou ferida e foi levada para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, onde passou por uma cirurgia. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dela.

A Delegacia de Homicídios assumiu o caso e está investigando a motivação dos autores dos disparos, ainda não identificados. Dantas é suspeito de ser o principal aliado do também ex-PM Fabrício Fernandes Mirra, conhecido como Mirra, líder de um dos principais grupos paramilitares que atuam na Zona Oeste

Dantas já foi acusado de chefiar milícia da Palmeirinhas, ONDE SE ESTABELECEU A PENA DE MORTE, se entregou na época.  Ele foi um dos muitos integrantes da Policia Militar preso por envolvimento com a milícia que domina a favela da Palmeirinha, em Guadalupe, e outras quatro comunidades, em Del Castilho. Na época Alexander Dantas de Mello Alves, se apresentou  no 2 BPM (Botafogo), unidade em que era lotado.

Dantas ou Pêra, como é chamado, estava foragido desde o último dia 22, quando o juiz Rafael de Oliveira Fonseca, da Vara Criminal de Itaguaí, decretou a prisão preventiva de 14 pessoas ligadas ao grupo. Além de Dantas, seis acusados foram presos.

Na época, segundo o titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (DRACO), Cláudio Ferraz, Dantas era um dos líderes do grupo que é acusado de homicídios, torturas e extorsão de moradores das comunidades que dominam.

- Ele é um dos três responsáveis pela quadrilha - disse o delegado.

Morador da Avenida Sernambetiba, na Barra da Tijuca, Dantas era presente no dia-a-dia da milícia. Em escutas telefônicas, feitas com autorização judicial, o PM foi flagrado aprovando uma sessão de espancamento: "Deu uma coça nele?", perguntou o policial, para um dos integrantes da quadrilha, Luciano Galdinho, conhecido como Lucky e considerado um dos mais violentos do bando.  Lucky, respondeu: "Arrebentei ele todo".


Além da Palmeirinha, a quadrilha controla as favelas Águia de Ouro, Fernão Cardim, Guarda e Belém-Belém, em Del Castilho. Segundo a polícia, além de Dantas, os líderes do grupo eram o PM do Batalhão de Policiamento Ferroviário (BPFer), Fabrício Fernandes Mirra e  Fabio Gomes Coutinho, preso há cerca de 15 dias.

Vídeo da prisão de integrantes da milícia:

Nenhum comentário: