quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Grilagem paramilitar: Milícias loteiam e cobram ingresso pela utilização de áreas públicas











Grilagem paramilitar: Milícias loteiam e cobram ingresso pela utilização de áreas públicas

Praça principal do bairro de Gardênia foi gradeada e transformada em campo de futebol. Os moradores têm que pagar R$ 20,00 para jogar no campo. Foto de Gabriel de Paiva

RIO - Investigações da Polícia Civil revelam que as milícias vêm estendendo suas atividades à grilagem e aos loteamentos ilegais de áreas públicas e privadas em Jacarepaguá, no Recreio dos Bandeirantes e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. No Gardênia Azul, em Jacarepaguá, por exemplo, grades impedem o acesso das crianças a um campo de futebol semigramado. Para jogar no espaço, cada time tem que pagar R$ 20. Neste caso, a praça pública é controlada pelo sargento bombeiro Cristiano Girão, suspeito de chefiar a milícia na região, conforme mostra a reportagem do Globo deste domingo.

As áreas com maior incidência de irregularidades são Rio das Pedras, Gardênia Azul, Camorim, Anil (Jacarepaguá), Terreirão (Recreio), Vargem Grande, Vargem Pequena e Itanhangá. Além do trabalho da polícia, a expansão desse tipo de atividade pode ser avaliada pelo número de intimações emitidas à Secretaria Municipal de Obras: 111 nos últimos dez meses. Todas por ocupação irregular de áreas públicas no Recreio, em Vargem Grande, Vargem Pequena e Camorim.

Acusados de chefiar milícias dirigem CPI

Segundo dados da Secretaria municipal de Urbanismo entregues à CPI da Câmara dos Vereadores que investiga as irregularidades, os loteamentos em situação irregular são mais de 300 na região da Zona Oeste. O detalhe é que o presidente da CPI é o policial civil Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho (PSDB), e o relator, o líder comunitário Josinaldo Francisco da Cruz, Nadinho de Rio das Pedras (DEM). Os dois parlamentares, no entanto, são citados em inquéritos por suspeita de chefiar as milícias em seus redutos eleitorais.

Fonte Globonline

Nenhum comentário: