terça-feira, 9 de junho de 2009

66 MANDADOS DE PRISÃO: GOLPE PROFUNDO DO ESTADO DEMOCRÁTICO CONTRA MILÍCIA DE POLICIAIS CORRUPTOS




Chega a 38 número de suspeitos presos em operação contra milícia




Ação conta com a participação de mais de 400 policiais.



Ao todo, polícia cumpre 66 mandados de prisão.



Rio, 9 de junho de 2009 - Já chega a 41 o número de suspeitos presos numa operação contra milícias na Zona Oeste do Rio. A informação é do delegado Ronaldo Oliveira, diretor de polícia da capital e que está à frente da operação.


Segundo nota divulgada pela polícia, a ação tem como objetivo cumprir 66 mandados de prisão preventiva, 27 civis, 24 policiais militares, cinco policiais civis, um bombeiro e um agente penitenciário. Oito pessoas já se encontram presas no sistema penitenciário.


Um dos presos teria sido encontrado em um motel em Campo Grande, na manhã desta terça-feira (9), segundo informou a polícia. Entre os presos há policiais militares e civis, informou a polícia.


A polícia disse ainda que essa é a maior operação no estado contra milícias. Ao todo, 250 policiais de 16 delegacias distritais e seis especializadas participam da ação que tem o apoio de 190 policiais militares.


Os presos serão levados para a Delegacia de Homicídios da Zona Oeste, em Campo Grande. Os policiais militares são encaminhados para o Batalhão Especial Prisional (BEP).



Um golpe forte contra policiais corruptos.


Pelo menos 41 pessoas já foram presas, entre elas três policiais civis e 12 militares, numa megaoperação realizada pela Secretaria de Segurança para prender acusados de envolvimento com as milícias que atuam na Zona Oeste do Rio. Batizada de Operação Têmis, a ação conjunta entre as polícias Civil e Militar é considerada a maior já realizada para desarticular os grupos que atuam na Zona Oeste, e que seriam chefiados pelo ex-policial militar Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman.


A milícia chefiada por Batman é considerada uma das mais violentas do estado, com mais de 30 homicídios em seis meses, de acordo com o telejornal "RJTV".


Entre os presos, está Ocimar da Silva, conhecido como Hamburgão, apontado como um dos sucessores de Batman que está preso em campo Grande, Mato Grosso do Sul. Além de Hamburgão, foram presos o policial civil Vanderson Navegante de Azevedo, no 1º Distrito Naval, onde ele era lotado, Maciel Paiva de Souza, de 29 anos, e Leandro Gomes da Silva, que foi localizado pelos agentes escondido debaixo de uma cama no Motel Agadir, em Campo Grande.


Ao todo foram expedidos 66 mandados de prisão preventiva, além de muitos mandados de busca e apreensão de provas. Na lista dos procurados, estão 27 civis, 24 policiais militares, cinco policiais civis, um bombeiro e um agente penitenciário. Completam a lista oito pessoas que já se encontram presas no sistema penitenciário.


Cerca de 250 policiais civis, de 16 delegacias distritais e seis especializadas, além de 190 policiais militares de diversos batalhões participam da megaoperação. Os presos serão encaminhados para a DH Oeste em Campo Grande. Os policiais militares são levados para o BEP.


De acordo com a Secretaria de Segurança, o combate às milícias no Rio de Janeiro começou em 2007 e a evolução dos números dos presos é a seguinte (sem contabilizar o saldo de hoje): em 2006 foram 5 presos, em 2007 23 presos, em 2008 foram 78 presos e em 2009 foram 80 presos.


Na semana passada, policiais da 35ª DP (Campo Grande) prenderam nove milicianos ligados ao ex-sargento da PM Francisco César Silva de Oliveira, o Chico Bala. Entre os presos, há cinco PMs. Com os militares foram apreendidos três pistolas, um revólver, um carro Gol, um Fox, um Audi e um Vectra. Na segunda-feira, a Policia Civil já havia detido Renato da Silva Santos, do BPChoque, na casa dele. O miliciano é suspeito do assassinato de dois cobradores de van, além de ser acusado de tentar matar um PM.


No dia 29 de maio, a operação Leviatã 2 prendeu quinze acusados de integrar a milícia considerada a mais forte do Estado do Rio de Janeiro. O bando dominava 23 favelas nas zonas Norte e Oeste do Rio, e há informações de que estaria expandindo seus domínios para comunidades de São Paulo. O chefe da milícia, o ex-PM Fabrício Fernandes Mirra, está preso desde agosto do ano passado, por homicídio. Dezoito pessoas continuam foragidas.

A Polícia Civil divulgou, há pouco, a lista dos presos na Operação Têmis, realizada hoje, em conjunto com a Polícia Militar, para prender suspeitos de envolvimento com a milícia Liga da Justiça, que atua na Zona Oeste do Rio. Veja a lista com os nomes dos presos abaixo:




Policiais Militares:



1- Ulisses da Costa Batista

2- Ricardo de Azevedo Tinoco

3- Adjan Jardim Matoso Pereira

4- Fábio Fortunato da Costa

5- Carlos Henrique Garcia Ramon

6- Alessandro Fiel Lopes

7- Adilson de Almeida Siqueira

8- Alonso dos Santos Holanda

9- Marcos José de Lima Gomes

10- Ricardo Carvalho dos Santos

11- Flávio Mendes Augusto

12- Átila Luis Castro de Souza

13- Kennedy Graciano de Albuquerque

14- Carlos Eduardo Benevides Gomes

15- Rogério de Moura Carvalho

16- Ivilson Ubelino de Lima

17- Marconi Alves do Nascimento

18- Silvio Pacheco Fontes

19- Werderson de Oliveira Rocha

20- Moisés Pereira Maia Junior

21- Jorge Luis Oliveira Fernades

* Ex-PM Alessandro Barroco Lima




Policiais Civis:


1- José Lino Filho

2- Pedro Celestino de Amorim Filho

3- Carlos Adão Rodrigues Feliciano




Civis:

1- Ademir Deodoro da Silca

2- Adriano Gonzaga dos Santos (Camelo)

3- Bruno César de Santana

4- Ernandes Mendes Linhares Junior (Juninho da Padaria)

5- José Luis do Nascimento

6- Leandro Gomes da Silva (Maconha)

7- Luciano Sabino da Silva

8- Maciel Paiva de Souza

9- Ocimar da Silva (Hamburgão)

10- Paulo Sérgio Lopes da Silva

11- Wallace Luigi da Silva Souza (Ex- paraquedista armeiro da quadrilha)

12- Jonatha Lopes

13- Luiz Carlos Rodrigues Evaristo

14- Wanderson Navegante Azevedo



Já presos:

Ricardo Teixeira Cruz (Ex- PM, Batman)

Carlos Marinho dos Santos (Fuzileiro Naval)

Rogério Alvez de Carvalho


Saiba mais sobre a operação.



Fonte O Globo e G1.

Nenhum comentário: