domingo, 27 de maio de 2007

TRABALHANDO COM O INIMIGO


"Maus PMs queriam nos matar', diz comandante da PM"


Adriana Cruz


Eles vestiam a farda da PM, mas vendiam armas a traficantes e davam ordens para matar policiais militares honestos. "Se algum policial estranho ao esquema aparecesse, a ordem era atirar. Eles queriam nos matar", revelou o comandante-geral da PM, coronel Hudson de Aguiar Miranda, sexta-feira, pouco depois da megaoperação em conjunto com a Polícia Federal (PF), que prendeu 75 maus policiais.
Se a principal disposição dos militares era se aliar a bandidos, o comandante, com 34 anos de serviço, provou que estava pronto para guerra. E foi para front. Ficou baseado no 14º BPM (Bangu), onde 40 PMs foram presos. Horas depois, em outra ação da PF, desta vez contra a máfia dos caça-níqueis, o comandante da unidade, coronel Celso Nogueira, foi capturado.
—O que essa operação significou para o senhor, que deu ordens pessoalmente aos maus policiais para retirarem suas fardas?
—Eles não são policiais. Eles são travestidos de policiais. Além de vender armas, eles diziam nas gravações telefônicas que se um policial estranho aparecesse, era para atirar. Quero que essa operação sirva de lição.
—Isso é uma resposta aos policiais honestos?
É resposta aos honestos e àqueles que morreram em combate, que derramaram o seu sangue, regando nosso solo. Não poderia deixar de responsabilizar quem se envolveu com o tráfico, venda de armas e munição e caça-níqueis. Desde que assumi, dobrei o número de delegacias de polícia judiciária militar, reforcei o efetivo na correição, que analisou quatro mil procedimentos.
—E como foi a decisão de ir para o front?
—Sempre foi a minha filosofia de trabalho. Em todas as grandes questões que possam afetar a polícia busquei estar à frente. Quando comandei o Batalhão de Polícia Rodoviária, fazia rondas constantes. Na minha passagem pela Inspetoria, prendi oficial acusado de ligação com traficantes de Parada de Lucas. No caso do ônibus 449, participei de dez horas e meia de negociação.
—Como o senhor se preparou para a operação?
—Desde as 5h de sexta-feira, de casa, comecei a coordenar as atividades com a Corregedoria e a Inteligência. Às 8h, estava em Bangu. Fica difícil ter uma visão global do gabinete. A avaliação do combate à criminalidade tem que ser in loco. Um comandante tem que estar à frente da tropa, tomar decisões e não ter medo de cometer erros.
—Como o senhor avalia os dois anos de comando?
—Quando cheguei, primeiro arrumei a casa. Trabalhamos em quatro mil procedimentos. Apostei em recursos operacionais, administrativos e apoio logístico.
—E qual o resultado ?
—Os números mostram. Em 2003, 63 policias foram excluídos. No ano seguinte, foram 82. Na minha gestão, em 2005, 187 policiais foram excluídos. O ano ainda não acabou e já chegamos a 197. Vamos ultrapassar os 200. Isso é uma média histórica na corporação. A Fundação Getúlio Vargas apresentou um relatório das polícias do Sudeste. A do Rio é a mais bem-sucedida no controle. Desde 2002, temos a menor média de homicídios. A taxa é 9,2% menor do que a do ano passado.
—O senhor passará o comando no próximo governo. Então a sensação é de dever cumprido ?
—Com certeza. Tenho que agradecer a Deus de joelhos. Teremos um helicóptero em breve que transportará a tropa para o topo dos morros. Isso evitará tiroteios. Será possível entrar nas favelas de cima para baixo.
—Tem mais algum projeto em andamento que ficará para a próxima gestão?
—Correição, ensino e instrução foram o eixo da nossa administração. Em 2007, será criada a Universidade de Segurança Pública. Em três anos, o policial será bacharel em Segurança Pública. Mais dois anos, ele será bacharel em Direito.
—O senhor pretende se aposentar?
Em abril de 2007. Tenho aí mais uns quatro meses ainda na ativa.
— Muitos ex-comandantes da PM são reformados por problemas de saúde. Esse será o caso do senhor?
—De jeito nenhum. Não tenho nenhum tipo de problema de saúde. Se nada ocorrer, irei para reserva.
—Nem de audição? Como vários outros?
—Não. Escuto muito bem.
—Para o senhor, que deixará em breve o cargo, o que ficou ?
—Gostaria de agradecer a solidariedade voluntária de muitos da tropa. No caso da Ana Cristina Giannini Johannpeter, morta numa tentativa de assalto no Leblon, no início do mês, os policiais, mesmo de folga, trabalharam para dar uma resposta. Em menos de 16 horas, oficiais e praças se esforçaram e conseguiram apreender o menor suspeito.

Nenhum comentário: